Segundo a publicação no canal Olhar Digital , a criptografia ponta-a-ponta que a Apple utiliza em seu serviço de mensagens, o iMessage, não tem agradado muito o governo federal dos Estados Unidos.
De acordo com o New York Times, em uma investigação sobre armas e drogas, o Departamento de Justiça dos EUA conseguiu um mandato que obrigava a Apple a ceder às autoridades mensagens de texto dos suspeitos. No entanto, a criptografia utilizada pela empresa tornava impossível responder ao mandato.
A impossibilidade de responder às exigências do Departamento fez com que alguns de seus oficiais, junto com funcionários do FBI, sugerissem que a empresa fosse processada. Por ora, no entanto, isso ainda não ocorreu.
Outra empresa de tecnologia que o governo dos EUA tentou pressionar de maneira semelhante foi a Microsoft. Em dezembro de 2013, a empresa se negou a divulgar os e-mails de um usuário dos serviços da empresa que era suspeito de envolvimento em um esquema de tráfico de drogas.
A empresa de Bill Gates alegou que, como as mensagens estavam armazenadas em um servidor na Irlanda, o Departamento de Justiça precisaria conseguir um mandato de uma autoridade irlandesa.
Entrada de serviço
A dificuldade em acessar dados de usuários de serviços de mensagens digitais, mesmo em situações apoiadas pela legislação, é uma preocupação das autoridades norte americanas. Em depoimento à CNet, o investigador do FBI James Comey disse acreditar que a criptografia pode "atrasar investigações criminosas".
Comey, no entanto, não acredita que as empresas devam oferecer uma "porta dos fundos" por meio da qual o governo possa acessar esses dados. Ele crê que seria necessário haver uma espécie de "entrada de serviço" que possibilitasse que as autoridades driblassem a criptografia para acessar os dados.
A medida, no entanto, seria bastante arriscada. Segundo Brad Smith, conselheiro geral da Microsoft, uma atitude desse tipo facilitaria também que autoridades de outros governos acessassem os dados de cidadãos dos Estados Unidos.O governo norte americano é uma soberania, ninguém “mundialmente” foge da sua capacidade de espionagem e acesso a informação. Por ser essa os potencia não podem enfrentar empecilhos e quando as mesmas são acessadas e as empresas que passam a agir dessa forma sofrem consequências.
Fonte: Olhar Digital

8 comentários:
Esse cenário mostra que os E.U.A, ainda continuam com o intuito de monitorar o mundo, através de suas informações. A segurança é um ponto muito importante porém não pode ferir os direitos das pessoas.
E.U.A sempre sendo E.U.A, sempre querendo ter o poder e acesso a tudo, trágico isso, mesmo com o vazamento que eles vigiavam tudo e todos, eles não param com isso, pra eles não existe intimidade tudo tem que ser vigiado...
É claro e evidente que nossos amiguinhos da terra do Tio Sam querem o controle de tudo, se acham soberanos, e acham que podem acessar ou controlar os acessos de todos, só que esquecem que as leis americanas proíbem esse tipo de comportamento, uma vez que, lá os dados são sigilosos.
Um grande ponto de preocupação mundial, a segurança da informação. E devido aos constantes atos terroristas mais do que nunca o acesso antecipado a informação torna-se chave para a prevenção e segurança, não só nos EUA, mas em todo mundo.
Apesar de parecer moralmente errado, devemos levar em conta que ataques podem ser evitados. Existe uma grande diferença do Governo investigar suspeitos a um cidadão ter o seu e-mail invado e divulgado. Não encaro com maus olhos esta preocupação e as tentativas de investigação do governo americano, o mundo mudou, e as pessoas são diferentes atrás da tela de computador.
O perigo em quebrar a criptografia estaria nos precedentes que acarretaria, esses dados sendo acessados em outros países que por meio de leis próprias criadas, teriam o caminho aberto para estas informações, estaríamos a um passo de uma guerra virtual.
A pergunta é, será que os usuários que nada tem a ver com as investigações serão atingidos direta ou indiretamente, em caso de dados serem entregues. Um fato preocupante.
Só acho que devem ser criadas leis que proteja os usuários dessa briga de gigantes contra as informações.
Só acho que devem ser criadas leis que proteja os usuários dessa briga de gigantes contra as informações.
Postar um comentário